Reunião
Lacanoamericana de
Psicanálise

 
18 a 21 de outubro de 2017

Rio Othon Palace| Rio de Janeiro| RJ

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Ata e Convocatória 1986


Ata e Convocatória da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise de Punta del Este 1986 1

Com este volume 2 começa a publicação integral das Atas da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise, que teve lugar em Punta del Este, República Oriental do Uruguay, entre 5 e 7 de dezembro de 1986. O agrupamento dessas Atas - as que abarcarão os três livros desta Coleção – foi realizado, como é de rigor, de acordo com o propósito de obter uma homogeneização temática; por outro lado, a lista de participantes será incluída ao final de cada um dos três volumes.
Finalmente, resulta pertinente incluir nesta Apresentação o texto da Convocatória, seus signatários e a resolução com a qual se deu encerramento da referida reunião.
O texto da Convocatória diz o seguinte:
Lacan disse em Paris, em 10 de junho de 1980, antes de partir a Caracas: “Estes latinoamericanos, como se diz, nunca me viram, à diferença dos que aqui estão, nem me escutaram de viva voz; pois bem, isso não os impede de serem lacano. Parece, antes, que ajuda. Eu me transmiti por lá pelo escrito, e dizem que criei raízes, pelo menos creem nisso. Com certeza, é o futuro. E por isso ir lá ver isso me interessa. Me interessa ver o que se passa quando minha pessoa não faz obstáculo ao que ensino. É bem possível que isto seja de bom proveito para meu matema”.
E em 12/07/80, disse em Caracas:
“Será que vocês são meus alunos? Não o prejulgo. Porque meus alunos, tenho o hábito de educá-los eu mesmo. Os resultados nem sempre são maravilhosos. Vocês não desconhecem os problemas que tive em Paris com minha Escola. Eu o resolvi como se deve, tomando-o pela raiz. Quero dizer: arrancando minha pseudo-Escola pela raiz. Tudo que obtive dela desde então me confirma que fiz o que devia. Isto já é história antiga. Em Paris, estou habituado a falar a um auditório onde conheço muitos rostos, por me terem vindo visitar em minha casa, na Rue de Lille 5, onde está a minha prática. Em Paris, estou acostumado a falar a um auditório no qual  muitos rostos me são conhecidos. Vocês parecem ser meus leitores.  E o são tanto mais quanto nunca os vi virem escutar-me. Então estou curioso por saber o que me pode  vir de vocês.”
O que de nossa produção pode ser de proveito para o matema lacaniano? O que podemos dizer de nossa prática? Quais são as dificuldades para com o texto lacaniano, já que somos seus leitores? Sua pessoa não nos fez obstáculo a seu ensino: importa perguntarmo-nos quais são os nossos obstáculos.
Um obstáculo é a persistência de um prejuízo que impede lermos e dialogar entre nós, conhecer nossas diferenças de leitura. Nesse sentido, Reunião diz dos elementos heterogêneos de um conjunto que convoca a um trabalho no qual a fidelidade não seja senão à letra de Freud e Lacan, no qual a diferenças não sejam senão o que cada um diz.
Crítica assídua, crítica constante, são pedidos de Lacan em sua Carta de Dissolução.
“A estabilidade da religião provém do fato de que o sentido é sempre religioso” (Dissolution).
A convocatória é de manter a psicanálise viva, expor as diferenças, desfazer todo sentido unificante, dogmático, oficial.
Para que os trabalhos circulem sem deterem-se na convocatória dos que os lêem, propomos um máximo de 20 minutos por trabalho, em plenária, sendo a ordem de apresentação determinada por sorteio.
Cada um falará em nome de seu trabalho em sua relação com a Psicanálise. Por não falarem em nome de sua Nação, não será uma Reunião Internacional, ainda que sejam analistas de diferentes nacionalidades. Por não falarem em nome de sua instituição, não será um encontro inter-institucional, ainda que sejam instituições psicanalíticas que promovam este âmbito, onde os analistas digam de sua prática.
Lacanoamericano entendido como metáfora de leitores convoca os analistas das mais diversas latitudes que se sintam alcançados por este significante a dizerem de suas razões, a falarem de suas inquietações em uma exposição, efeito de sua transferência de trabalho que os marcam segundo os modos e os tempos de sua integração. Convocamos quem pensamos que os analistas temos algo a dizer-nos.
E assinam: Agrupo; Centro Psicanalítico Mansilla; Circulo Freudiano; Escuela Freudiana de Buenos Aires; Escuela Freudiana de Montevideo; Escuela de Psicoanálisis Sigmund Freud (Rosario); Freudian School of Melbourne; Instituto de Investigaciones en Psicoanálisis (IDIEP); Maiêutica-Florianópolis Instituição Psicanalítica; Maiêutica-Porto Alegre Instituição Psicanalítica; Mayéutica Institución Psicoanalitica (Buenos Aires); Vel Grupo Freudiano da Bahia.
Uma vez terminada a Reunião, deu-se leitura a um documento subscrito pelas entidades convocantes, às que se somaram: Centro de Estudos Freudianos (Porto Alegre), Centro de  Trabalho em Psicanálise e Grupos (Porto Alegre) e Encuentro Psicoanalítico de Mar del Plata. Eis o seu texto:
“Os abaixo-assinados confirmam pela presente os termos da Convocatória da Reunião Lacanoamericana de Punta del Este, 1986, e se convocam nesses termos em Porto Alegre, na Páscoa*, 1988”.

 

*Data logo modificada para os dias 26 a 28 de maio do mesmo ano.

Tradução de Luciano Elia



1. Embora a Reunião Lacanoamericana, por princípio, nunca seja formulada no plural ("Reuniões"), por constituírem antes um dispositivo que um evento e que por isso mesmo não façam série ordinal, cabe o assinalamento de que esta foi a primeira vez que uma Reunião Lacanoamericana teve lugar [Nota do tradutor brasileiro].
2. Publicado no livro “Avances en teoría psicanalítica: Actas de la Reunion Lacanomaericana de Psicanálisis” , na coleção Freud-Lacan, Buenos Aires, Ediciones Nueva Visión, fevereiro de 1988.

 


Acta y Convocatoria de la Reunión Lacanoamericana de Psicoanálisis de Punte del Este 1986

Con este volumen comienza la publicación integral de las Actas de la Reunión Lacanoamericana de Psicoanális, que tuvo  lugar en Punta del Este entre el 5 y el 7 diciembre de 1986. El agrupamiento de dichas Actas - que abarcarán tres libros desta Collección - fue realizado, como es de rigor, de acuerdo con el proposito de obtener una homogeneización temática; por otro lado, la lista de participantes se incluirá al final de cada uno de los volúmenes.
Finalmente, resulta pertinente incluir en esta Presentación 1 el texto de la convocatoria, sus firmantes, y la resolución con la que de dió cierre al evento referido.
El texto de la convocatoria dice el seguiente:
Lacan dijo en Paris el 10-06-80, antes de partir a Caracas:
"Estos latinoamericanos, como dicen, nunca me han visto, a la diferencia de los que están aqui, ni escuchado de viva voz: pues bien, esto no les impide de ser lacano. Parece que más bien los ayuda. Me transmití allí por el escrito, y dicen que eché raíces. En todo caso eso creen. De seguro es el porvenir. Y por eso ir ver me interessa. Me interessa ver lo que pasa cuando mi persona no hace de pantalla a lo que enseño. Es muy possible que le sea de provecho a mi matema."
Y el 12-07-80 dice en Caracas:
¿Es que ustedes son mis alumnos? No lo prejuzgo. Porque mis alumnos acostumbro a educarlos yo mismo. Los resultados no son siempre maravillosos. No ignoran ustedes el problema que tuve con mi Escuela en París. Lo resolvi como se debe. Tomándolo por la raiz, quiero dizer arrancando de raiz mi pseudo-Escuela. Tudo cuanto desde entonces obtuve de ella me confirma que hice lo debido. Esta es ya historia antigua. En París acostumbro a hablar a un Auditorio donde conozco muchas caras por haber venido a visitarme en mi casa, 5 Rue de Lille, donde está mi práctica. En París acostumbro a hablar a un Auditorio en el cual muchas caras me son conocidas. Ustedes parecen lectores míos. Tanto más lo son que nunca los he visto escucharme. Entonces estoy curioso por lo que puede venirme de ustedes."
¿Qué de nuestra productión puede ser de provecho para el matema lacaniano? ¿Que podemos decír de neustra práctica? ¿Cuáles son nuestras dificultades para con el texto de Lacan, ya que somos sus lectores? Su persona no hizo de obstaculo para su enseñanza: importa preguntarse cuales son nuestros obstáculos.
Un obstáculo es la persistencia de un prejuicio que impíde leermos y dualogar entre nosotros, conocer nuestras diferentes lecturas. En este sentido, Reunión dice de los elementos heterogêneos de un conjunto que convoca a un trabajo donde la fidelidad no sea sino a la letra de Freud y de Lacan, donde las diferencias no sean sino lo que cada uno dice.
Crítica asidua, critica constante, son pedidos de Lacan en su Carta de Dissolución.
"La estabilidad de la religion proviene de que el sentido es siempre religioso" (Dissolution).
La convocatoria es a mantener vivo el psicoanalisis. a exponer las diferencias e deshacer lo sentido unificante, dogmático, oficial.
Para que los trabajos circulen sin detenerse en la convocatoria de quienes los leem, proponemos un maximo de 20 minutos por trabajo en regimen de plenario, siendo el orden de presentación determinado por sorteo.
Cada uno hablará en nombre de su trabajo en relación con el psicoanálisis. Al non hablar en nombre de su Nación, no sera una Reunión Internacional, aunque haya analistas de diferentes nacionalidades. Al non hablar en nombre de su Institución, non sera un encuentro inter-institucional, aunque sean instituciones psicoanaliticas que promuevan este ambito, donde los analistas digan de su práctica.
Lacanomericano entendido como metáfora lectores convoca à los analistas de las más diversas latitudes que se sientan alcanzados por este significante a decir de sus razones, a hablar de sus inquietudes en una exposición, efecto de su transferencia de trabajo que los marca según los  modos y tiempos de su integración. Convocamos quienes pensamos que los analistas tenemos algo para decirnos.
Y firman: Agrupo; Centro Psicanalitico Mansilla; Circulo Freudiano; Escuela Freudiana de Buenos Aires; Escuela Freudiana de Montevideo; Escuela de Psicoanálisis Sigmund Freud (Rosario); Freudian School of Melboune; Instituto de Investigaciones en Psicoanálisis (IDIEP); Maiêutica-Florianópolis Instituição Psicanalítica; Maiêutica-Porto Alegre Insituição Psicanalítica; Mayéutica Institución Psicoanalitica (Buenos Aires); Vel, Grupo Freudiano da Bahia.
Una vez concluida la Reunión, se dió lectuta a un documento suscripto por las entidades convocantes, a las que se sumaram: Centro de Estudos Freudianos (Porto Alegre); Centro de Trabalho en Psicanálise e Grupos (Porto Alegre) y Encuentro Psicoanalitica (Mar del Plata). Esto es su texto:
Los abajo firmantes confirman por la presente los términos de la Convocatoria de la Reunión Lacanoamericana de Psicoanálisis de Punte del Este. 1986, y se convocan en estos términos en Porto Alegre en Pascoa*, 1988.

 

*Fecha logo modificada para los días 26 a 38 de mayo del mismo año.

1. "Presentación" del libro “Avances en teoría psicanalítica: Actas de la Reunion Lacanomaericana de Psicanálisis” , Colección Freud-Lacan, Buenos Aires, Ediciones Nueva Visión, febrero de 1988.