Reunião
Lacanoamericana de
Psicanálise

 
18 a 21 de outubro de 2017

Rio Othon Palace| Rio de Janeiro| RJ

Já é inscrito? Acesse sua área restrita:


Notícias do Evento

Carta aos Laconamericanos

Carta aos Lacanoamericanos

 

Rio, 12 de setembro de 2017

 

Caros colegas e amigos lacanoamericanos,

 

Estamos a 36 dias do início da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise do Rio de Janeiro 2017, a LacanoRio/2017, que se inicia na quarta-feira, 18 de outubro próximo.

Nosso sentimento é do mais vivo entusiasmo, tanto por reencontrar os colegas e amigos com os quais nos encontramos a cada dois anos, em diferentes cidades de nosso continente latinoamericano quanto por realizar mais uma vez esta Reunião, nem internacional nem interinstitucional, como tão claramente dito no texto da Convocatória da Reunião Lacanoamericana de Psicanálise de Punta del Este, 1986 (que publicamos no site em espanhol e português), a primeira que se realizou, já que não se fala nem em nome de nenhuma nação nem instituição, embora sejamos psicanalistas lacanianos de diferentes nacionalidades (não apenas latino-americanas) e ainda que sejam instituições psicanalíticas que sustentem a Reunião.

Nossa alegria aumenta pelo fato de a realizarmos no Rio de Janeiro, cidade de expressiva presença da psicanálise de orientação lacaniana e que, talvez por sempre ter tido um número significativo de instituições com esta orientação, não tenha podido, até hoje, sediar uma Reunião Lacanoamericana.

Podemos dizer que o trabalho de organização, levado a cabo pelo Laço Analítico/Escola de Psicanálise e pela Práxis Lacaniana/Formação em Escola, vem sendo bastante exitoso: temos um número bastante elevado de inscrições tanto de participantes quanto de trabalhos, um local bastante apropriado e bem situado e confortável para receber todos os colegas, uma organização bastante boa assessorada por uma empresa bastante eficiente, um site muito bem construído, uma programação intensa (sete salas, cerca de quinze horários por dia em quatro dias inteiramente ocupados por trabalhos) e pronta.

Concluída a organização da Reunião, cuidamos de preparar uma Festa de Confraternização que promete ser muito animada no Clube Marimbás, que fica no canto da Praia de Copacabana, tendo o mar em frente ao Salão, a 500 metros do Rio Othon Hotel, também na praia, local de realização da Reunião e onde muitos colegas estarão hospedados, o que permite que se vá e volte a pé do hotel para a festa, em um caminho à beira da Praia de Copacabana.

Surpreendeu-nos o número significativo de pedidos de mudanças de horários de apresentações, que atendemos na medida do possível, apesar de nosso entendimento de que isso não condiz com o espírito da Reunião, na qual se lê, desde a primeira e já citada Convocatória de Punta del Este, que "a ordem de apresentação dos trabalhos será definida por sorteio".

Pensamos que este critério não é apenas um modo de organização anódino, como outro qualquer, mas expressa um princípio de funcionamento que consideramos da maior importância, e abrir mão dele significa também abrir mão de uma dimensão bastante relevante da lógica que rege as Reuniões Lacanoamericanas, centrada no trabalho de cada um em sua relação (sempre transferencial) com a Psicanálise, com a letra de Freud e de Lacan, e não em conveniências pessoais. É de se esperar que todo aquele que deseja participar, nesses termos, da Reunião, e nela apresentar um trabalho (que é sempre aceito, não temático e proferido em nome próprio), organize-se para estar presente no momento de apresentação do seu trabalho, momento determinado por sorteio, e lembramos que o período de realização da Reunião é sabido por todos e estabelecido com toda a precisão entre nós com mais de um ano de antecedência. Mudar esses critérios fere os princípios da Lacano, e, se atendemos a alguns pedidos de mudança de horários, não foi sem alguma inquietação com relação a esses princípios. E esta é a razão pela qual a partir deste momento a Comissão Organizadora decide que a Programação não será mais alterada. Pedimos confirmação de recepção da informação do horário, nada mais.

Aproveitamos também para solicitar que, até o dia 30 de setembro, nos sejam enviados os textos dos trabalhos, através de sua inserção no campo a isso destinado no site, na sua língua original e em tradução para uma segunda língua. Caso não seja possível este envio até a data solicitada, pedimos que de todo modo os textos sejam inseridos 11 de outubro, uma semana antes do início da Reunião, de modo a evitar a entrega do trabalho em pendrive já nos dias da Reunião, tendo em vista a organização das projeções nas telas que haverá nas 7 salas.

Já estamos esperando por vocês, certos de que compartilhamos do mesmo espírito lacanoamericano e da responsabilidade histórico-conceitual que este significante carreia.

Até o dia 18 de outubro, às 8:30 da manhã, no Centro de Convenções do Rio Othon Hotel, Copacabana, Rio de Janeiro.

Abraços

Comissão Organizadora

Laço Analítico Escola de Psicanálise; Laura Araújo Geszti, Luciano Elia e Matheus Dias Pereira

Práxis Lacaniana/Formação em Escola: Antonia Portela Magalhães, Iaci Torres Pádua e Isabel Martins Considera