Reunião
Lacanoamericana de
Psicanálise

 
18 a 21 de outubro de 2017

Rio Othon Palace| Rio de Janeiro| RJ

Já é inscrito? Acesse sua área restrita:

Trabalhos


Data limite para recebimento de apresentações: 31/07/2017

 

Os trabalhos devem ter seu título e nome do autor enviados à Organização da Reunião, data de 31/07/2017 a fim de poderem constar da PROGRAMAÇÃO.
Não serão aceitos trabalhos enviados pelas categorias de estudante, o estudante que desejar enviar trabalho ao evento deverá se inscrever na categoria de Profissional.


Procedimento para Inscrição de Trabalhos

  1. A inscrição de trabalhos na Reunião Lacanoamericana de Psicanálise do Rio de Janeiro 2017 está condicionada à efetivação da inscrição do participante na Reunião. Por isso, o primeiro passo é ESTAR INSCRITO na LacanoRio, com o pagamento da inscrição confirmado. A condição de inscrito pode se efetivar por duas vias, que consideraremos separadamente:
    1. Ou a inscrição do participante é feita através de sua INSTITUIÇÃO, quando ela é CONVOCANTE da LacanoRio, ou seja, quando a instituição paga previamente uma quota chamada convocante que deve corresponder a no mínimo 5 inscrições, podendo, é claro, exceder este número com o pagamento correspondente das inscrições institucionais feitas desta maneira. Neste caso, todos os participantes inscritos através de quotas institucionais convocantes terão sua inscrição confirmada pela Comissão Organizadora da LacanoRio 2017 e pela Método Eventos, que encaminhará por mail um login e uma senha para cada participante assim inscrito, de modo a que ele possa aceder a área restrita do site,
    2. Ou a inscrição é feita individualmente, através de formulário de inscrição que se encontra no site da Reunião Lacanomaericana de Psicanálise do Rio de Janeiro 2017, no menu INSCRIÇÕES, através do qual são gerados um login e uma senha para que cada inscrito possa aceder sua área restrita do site.
    3. Em qualquer um dos modos de inscrição acima, cada participante obterá seu login e sua senha  e poderá assim aceder à área restrita do site, NA QUAL A INSCRIÇÃO DE TRABALHOS PODERÁ SER FEITA.
  1. A DATA-LIMITE para envio dos TÍTULOS DOS TRABALHOS é o dia 31 DE JULHO DE 2017. As inscrições de trabalhos podem ser feitas desde já, em fluxo contínuo e até esta data, através da inserção do título do trabalho no campo a isso destinado na área restrita do site, dependendo unicamente da inscrição prévia na Reunião
  2. Findo o período de inscrição de trabalhos (envio dos títulos), a Comissão Organizadora procederá ao sorteio dos horários e mesas em que serão apresentados, respeitadas as restrições decorrentes das condições de presença dos participantes em nossa cidade durante os quatro dias, que já nos vem sendo comunicadas. Uma vez concluída a Programação, a Comissão a fará imprimir e publicar em um Caderno contendo todo o programa da Reunião - trabalhos, autores, salas e horários
  3. O PERÍODO para envio da íntegra do trabalho (original e traduções) INICIA-SE EM 01 DE AGOSTO  E TERMINA EM 30 DE SETEMBRO de 2017, que é, assim, a DATA-LIMITE para envio da íntegra dos textos original e eventuais traduções. Os trabalhos que não forem enviados até esta data poderão ser entregues em pendrive na Secretaria da Reunião Lacanoamericana no dia de seu início ou mesmo da apresentação, como ocorre habitualmente na Lacano, mas seu envio pela área restrita do site na data proposta nos permitirá planejar melhor a distribuição dos arquivos nas salas respectivas para projeção.
  4. Optamos por não haver tradução simultânea por duas razões. A primeira e mais importante é que entendemos que o tradutor simultâneo, por mais exímio que seja, não sendo um psicanalista, não é lalinguajeiro na psicanálise e traz uma enunciação necessariamente estranha ao nosso campo. A segunda razão é a de que a tradução simultânea é muito cara, mas essa razão perde sua importância diante do fato de que não teria sentido termos os elevados custos para oferecer aos participantes algo que justamente não nos parece o melhor.  Os textos traduzido sob a responsabilidade do próprio autor é muito mais próximo de sua transmissão.
  5. Por isso, cada participante poderá, a seu critério, além de enviar o texto em sua língua original, na qual apresentará o trabalho oralmente, enviar também  até duas traduções em duas outras línguas além da língua do texto original. Trata-se de uma escolha de cada apresentador enviar ou não a(s) tradução(ões) e a organização da Reunião assegura a projeção, em duas telas colocadas dentro de cada sala, dos textos que houvermos recebido até 30 de setembro: o original e até duas traduções, uma em cada tela. No caso de só haver uma tradução, o texto original poderá ser projetado na outra tela, e se não houver tradução alguma (escolha de cada um) não haverá projeção a não ser do original, que é exigível tanto para a apresentação oral quanto para a publicação dos ANAIS da Reunião.
  6. Na área restrita do site, no menu INSCRIÇÃO DE TRABALHOS haverá um campo próprio para anexar o arquivo do texto original e mais dois campos para traduções (até duas).
  7. Os textos devem ser enviados com a seguinte configuração: folha formato A4, margens 3,0 (superior e inferior) e 2,5 (laterais), espaço interlinha 1,5, fonte Times New Roman corpo 12. Para ser apresentado em cerca de 20 minutos, com tempo de 10 minutos para discussão, o texto, com a configuração de fonte, espaço interlinha e margens acima, deve ter em torno de 2500 palavras, com cerca de 13.000 caracteres sem espaços e 15.000 caracteres com espaços. Esta configuração não é uma exigência, mas uma recomendação que fazemos com base em verificações objetivas de modo a que cada apresentador possa usar o tempo de modo confortável e bastante suficiente para transmitir suas idéias e ainda ter algum tempo para debate com a sala.
  8. A única exigência é a de que o trabalho, em nenhuma hipótese, poderá ser apresentado em mais do que 30 minutos, havendo sinalização do início do tempo de apresentação e aos 20 minutos, para que aquele que apresenta decida se quer ou não utilizar o tempo restante de 10 minutos para a interlocução com os presentes na sala. Aos 30 minutos um novo sinal é dado e a apresentação é encerrada.



Procedimiento para Inscripción de Trabajos

  1. La inscripción de trabajos en la Reunión Lacanoamericana de Psicoanálisis de Rio de Janeiro 2017 está condicionada a la realización de la inscripción del participante en la Reunión. Por eso, el primer paso es ESTAR INSCRIPTO en la LacanoRio, con el pago de la inscripción confirmado. La condición de inscripto se puede concretizar de dos modos, que consideraremos de forma separada:
    1. La inscripción del participante se realiza a través de su INSTITUCIÓN, en los casos en que la misma es una CONVOCANTE de la LacanoRio, o sea, cuando la institución paga previamente una cuota llamada convocante que debe corresponder a por lo menos 5 inscripciones, pudiendo, claro, exceder este número con el pago correspondiente a las inscripciones institucionales hechas de este modo. En este caso, todos los participantes inscriptos a través de cuotas institucionales convocantes tendrán su inscripción confirmada por la Comisión Organizadora de la LacanoRio 2017 y por la Método Eventos, que enviará por mail un login y contraseña para cada participante inscripto por esta modalidad, de forma tal que el mismo pueda acceder al área restricta del site, o
    2. la inscripción es realizada individualmente, a través del formulario de inscripción que se encuentra en el site de la Reunión Lacanoamericana de Psicoanálisis de Rio de Janeiro 2017, en el menú INSCRIPCIONES, a través del cual serán generados un login y una contraseña para que cada inscripto pueda acceder al área restricta del site.
  1. En cualquiera de las dos formas de inscripción descriptas arriba, cada participante obtendrá su login y contraseña y podrá de este modo acceder al área restricta del site, EN LA QUE SERÁ POSIBLE REALIZAR LA INSCRIPCIÓN DE TRABAJOS.
  2. LA FECHA LÍMITE para envío de los TÍTULOS DE LOS TRABAJOS es el día 20 DE JULIO DE 2017. Las inscripciones de trabajos ya pueden ser realizadas desde el día de hoy, y hasta la fecha límite, mediante la inserción del título del trabajo en el campo destinado para eso en el área restricta del site, dependiendo únicamente de la inscripción previa en la Reunión.
  3. Finalizado el período de inscripciones de trabajos (envío de títulos), la Comisión Organizadora procederá al sorteo de los horarios y mesas en que serán presentados, respetando las restricciones resultantes de las condiciones de presencia de los participantes en nuestra ciudad durante los cuatro días, que ya nos están siendo comunicadas. Una vez concluida la Programación, la Comisión procederá a su impresión y la publicará en un Cuaderno que contendrá todo el programa de la Reunión – trabajos, autores, salas y horarios. 
  4. EL PERÍODO para enviar el trabajo completo (original y traducciones) COMIENZA EL 01 DE AGOSTO Y TERMINA EL 30 DE SEPTIEMBRE DE 2017, que es, de este modo, la FECHA LÍMITE para el envío de los textos completos originales y eventuales traducciones. Los trabajos que no sean enviados hasta esta fecha podrán entregarse en pendrive en la Secretaria de la Reunión Lacanoamericana el día de su inicio o el día de la presentación, como ocurre habitualmente en la Lacano, pero su envío por mail en la fecha propuesta nos va a permitir planear mejor la distribución de los archivos en las salas respectivas para la proyección.
  5. Optamos por no realizar traducción simultánea por dos razones. La primera y más importante es que entendemos que el traductor simultáneo, por más eximio que sea, al no ser psicoanalista, no está familiarizado con lalengua en el psicoanálisis y trae una enunciación necesariamente extraña para nuestro campo. La segunda razón es que la traducción simultánea es mucho más cara, pero esta razón pierde importancia frente al hecho de que no tendría sentido tener costos elevados para ofrecer a los participantes algo que justamente no nos parece lo mejor. El texto traducido bajo la responsabilidad del propio autor es mucho más próximo de su transmisión.
  6. Por eso, cada participante, de acuerdo a su criterio, además de enviar el texto en su idioma original, aquel en el que el trabajo será presentado oralmente, podrá enviar también hasta dos traducciones en otros dos idiomas además del idioma del texto original. Se trata de una elección de cada presentador enviar o no la(s) traducción(es) y la organización de la Reunión garantiza la proyección, en dos pantallas colocadas dentro de cada sala, de los textos que hayamos recibido hasta el 30 de septiembre: el original y hasta dos traducciones, una en cada pantalla. En el caso de que haya sólo una traducción, el texto original podrá ser proyectado en la otra pantalla, y si no existiera ninguna traducción (elección de cada uno) no habrá proyección excepto del original, que es obligatorio tanto para la presentación oral cuanto para la publicación de los ANALES de la Reunión.
  7. En el área restricta del site, en el menú INSCRIPCIÓN DE TRABAJOS, habrá un campo específico para anexar el archivo del texto original y dos campos más para las traducciones (hasta dos).
  8. Los textos deben ser enviados con la siguiente configuración: hoja formato A4, márgenes 3,0 (superior e inferior) y 2,5 (laterales), espacio de interlineado 1,5, fuente Times New Roman tamaño 12. Para ser presentado en aproximadamente 20 minutos, con 10 minutos para la discusión, el texto, con la configuración de la fuente, espacio de interlineado y márgenes de acuerdo a lo descripto arriba, deberá tener alrededor de 2500 palabras, 13000 caracteres sin espacios, 15000 caracteres con espacios. Esta configuración no es una exigencia, sólo una recomendación que hacemos sustentados en verificaciones objetivas, de forma tal que cada presentador pueda usar el tiempo de manera confortable y suficiente para transmitir sus ideas y además tener algún tiempo para debatir con el público.
  9. La única exigencia es la de que el trabajo, bajo ninguna circunstancia, podrá ser presentado en más de 30 minutos, siendo que será emitida una señal al inicio del tiempo de la presentación y otra a los 20 minutos, para que el que presenta decida si quiere o no utilizar el tiempo restante de 10 minutos para la interlocución con los presentes en la sala. A los 30 minutos será emitida una nueva señal y la presentación será finalizada.

10

outubro

2017

Segundo vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!